Produtos Antigermes

Venda de Produto Antigerme Ganha Impulso no Mercado Brasileiro

Valor Econômico

Por Lilian Cunha

Fabiana, Doctor Clean

Uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que, em média uma mesa de trabalho tem 400 mais bactérias do que um assento sanitário, Os teclados de computadores não ficam atrás: outro levantamento, feito pela revista britânica “Which? Computing”, apontou que alguns têm mais germes que a tampa do sanitário. Esse tipo de pesquisa e as notícias sobre epidemias modernas(gripe aviária, febre do Nilo, febre amarela) ajudam a impulsionar um novo mercado no Brasil;o dos produtos antimicrobianos. Em 2007, a venda desses artigos cresceu 11% em valores em relação a 2006, segundo dados Nielsen

Entre os produtos à disposição do consumidor estão géis anti-sépticos para limpeza das mãos, aerossóis bactericidas, que podem ser aplicados em telefones, roupas ou teclados, e impermeabilizantes(também no formato spray), que protegem superfícies contra degradação por microorganismos. Apenas com a venda desse dos tipos de aerossóis, a indústria faturou R$ 5 milhões no ano passado.

“A tendência pela assepsia tem crescido mundialmente”, diz a gerente da divisão de cuidados pessoais da 3M , Paula Abreu A 3M fabrica Nexcare gel anti-séptico para mãos e o nexcare spray anti-séptico.”As pessoas não têm mais tempo nem para lavar as mãos, daí surgiu esse mercado”afirma ela.

Outo fator também foi decisivo para o surgimento da categoria:a proivição em 2002, da venda de álcool liquido de uso doméstico pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para diminuir o risco de acidentes com queimaduras e , embora uma liminar judicial, obtida pelos fabricantes de álcool, tenha colocado o produto novamento no comércio, o consumidor passou a buscar soluções desinfetantes menos perigosas

Um dos indicativos desse movimentos foi o aumento do consumo de produtos em aerossol. No ano passado, o crescimento foi de 20% sobre 2006 , segundo a Associação Brasileira de Aerossóis e Sanates Domissanitários (Abas).Esse avanço foi impulsionado , principalmente, pelo surgimento desses novos produtos”. Diz Hugo Chaluleu , presidente da entidade . O aerossol, segundo ele , é a embalagem ideal pra esse tipo de mercadoria “ A aplicação é mais limpa, já que dispensa paninhos, o efeito tem mais o alcance e praticamente não há rico de acidentes”, diz ele , lembrando que os aerossóis nacionais são livres de CFC, o gás do efeito estufa.

Nessa onda a empresa Quimifort está lançando o álcool em aerossol, para ser usado na desinfecção de superfícies”O aerossol tem um válvula que só funciona se destravada, as chances de acidentes com queimaduras são praticamente anulados por ela”.diz o gerente Paulo Mascara.

Areckitt Benckiser também entrou na dança: lançou o Lysol Spray, um bactericida para superfícies que além de germes , elimina também odores “esse produto ainda é novidade aqui no Brasil mas nos Estados Unidos o Lysol Spray é líder absoluto “, diz a gerente de marketing de Lysol , Renata vieira. Ela explica que aqui , Reckitt Benckiser lançou o Lysol bactericida em duas versões de aroma em embalagem de 300ml.Nos EUA existem outras versões até uma embalagem menos, para ser levada na bolsa e usada durante o dia “ É bem possível que façamos esse lançamento aqui também mas ainda estamos criando o hábito de consumo”diz a executiva.

Outras empresas , como a Doctor Clean, fabricante do fel para assepsia das mãos, também estão lucrando com o novo hábito. A empresa existe há 15 anos , mas na verdade está no varejo há apenas seis.”Vendíamos apenas para dentistas e médicos”, diz Fabiana Mendes Tichauer, sócia proprietária da companhia.”Mas os pacientes deles perguntavam onde poderiam comprar os produtos e ai tivemos a idéia de fazer versões para o grande público”, diz a empresária. Assim a Doctor Clean multiplicou por se te sua produção , que em 2002 era de 5 toneladas.

No mesmo ritmo intenso de crescimento, a subsidiaria brasileira da americana Microban(que produz agente microbicidas adicionado na matéria prima de produtos como tábuas de carnes , brinquedos e pisos), também comemora a onda anti-germes.”Desde que chegamos ao mercado brasileiro , em 2003 nosso faturamento e o número de clientes aumentou mais de 100%, afirma o diretos Toshiaki Oushi. Nos Estados Unidos , segundo ele, o uso de produtos antigermes é bem mais difundido. “ Lá temos escovas dentais meias , esponja de lavar louça e até tênis anti bactérias”, relata Sete em cada dez americanos segundo pesquisa do instituto Gallupp, usam mais de seis produtos com essa propriedade “Não chegamos a esse nível mas caminhamos para isso” comenta Toshiaki Oushi.

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